Pesquisa
Emigração em destaque nas festas do concelho
03-07-2008
emigração


Ribeira Grande, 3 de Julho – “O futuro da emigração açoriana” é o tema de uma mesa redonda, a ter lugar amanhã (dia 4), pelas 21h30, na Ribeira Grande. Numa iniciativa da Câmara Municipal da Ribeira Grande através do Museu da Emigração Açoriana, o debate decorre ao ar livre junto aos Paços dos Município, sendo moderado pela jornalista da RTP/Açores, Laura Lobão. Participam na mesa redonda, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, o vice-presidente da Câmara Municipal da Lagoa, as Direcções Regionais da Juventude e das Comunidades, Afonso Maria Tavares (pioneiro emigrante de Rabo de Peixe para o Canadá em 1953 e João Pacheco da Casa dos Açores da Nova Inglaterra. 


O objectivo é discutir sobre o futuro das associações e clubes fundados por emigrantes e como a segunda e terceira geração irá manter a cultura e tradições açorianas.
Antes do debate, é aberta no Teatro Ribeiragrandense, pelas 20h30, uma exposição sobre “As memórias da Emigração para os EUA”. Através de cartazes, o público viaja aos aspectos mais importantes da emigração, desde as razões porque as pessoas emigraram, as suas profissões e até mesmo os meios de transporte para os diversos países da diáspora. Nesta exposição será exibido um vídeo sobre “Emigração Açoriana em 6 minutos”.
No sábado, dia 5, decorre no mesmo espaço e pelas 20h30 uma outra exposição, desta vez sobre os “Pioneiros da Emigração para o Canadá” e que envolve objectos, documentos e fotografias sobre os pioneiros da emigração em Toronto. Esta exposição vai em encontro do protocolo celebrado entre Museu da Emigração Açoriana e a Galeria dos Pioneiros em Toronto.


Pelas 21h30, é exibida a peça de Teatro “Lágrimas e Sonhos de Abalar. 55 de Anos de Emigração para o Canadá”.
A peça é baseada numa história verídica de Afonso Maria Tavares, emigrante pioneiro em 1953 para o Canadá. Esta peça tenta mostrar os Açores nos anos 50 e a necessidade que algumas pessoas tiveram de emigrar para fugir à pobreza vivida. Com panoramas dos Açores e do Canadá, a peça vive à volta do desejo e das alegrias e tristezas de ser emigrante.
O texto é de Gilberto Bernardo, a encenação de Elisa Sousa. Conta com a participação da Associação ArtePalco e do grupo de música popular “Voz da Terra”.
Todas estas actividades serão filmadas para produção de um DVD a ser exibido nas nossas Comunidades Açorianas e contam com os apoios das Direcções Regionais das Comunidades e da Juventude, da RTP/Açores e da Escola Profissional da Ribeira Grande.
A noite encerra com o “II Concurso de Música Moderna 2008 (Pop e Metal), no largo da Cascata, a partir das 22h00.


Texto e foto: Ana Paula Fonseca, Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal da Ribeira Grande
afonseca@cm-ribeiragrande.pt

EVENTO DESTAQUEEVENTO DESTAQUE


SONDAGEMSONDAGEM
A Câmara extinguiu o sistema de cobrança da água ao domicílio. Concorda com esta medida?

TEMPOTEMPO
weather Ribeira Grande 21°C
Número de Visitantes: 1966540